BPF (Boas Práticas de Fabricação) e adequação na sua Indústria

BPF (Boas Práticas de Fabricação) e adequação na sua Indústria

Boas Práticas de Fabricação (BPF)

Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de normas e procedimentos estabelecidos para garantir a qualidade e a segurança dos produtos fabricados, bem como assegurar a regulamentação e acreditação das empresas junto aos órgãos competentes. Dentre essas práticas, a metrologia tem um papel fundamental na garantia da precisão e exatidão das medidas nos processos industriais, contribuindo para a qualidade dos produtos e a acreditação da empresa.

A importância das BPF vai além da garantia da qualidade dos produtos e da segurança dos trabalhadores. Elas também evitam problemas legais e de imagem para as empresas, garantindo a conformidade com as normas e regulamentações em vigor. Além disso, as BPF contribuem para a competitividade das empresas, garantindo a confiança dos clientes e aumentando a eficiência dos processos.

A metrologia é uma das áreas mais importantes das BPF, pois garante a precisão, exatidão e rastreabilidade dos processos industriais. Isso contribui para a qualidade dos produtos, mitigando falhas e desperdícios, e aumentando a confiabilidade nos processos de fabricação. Além disso, a metrologia também contribui para a acreditação da empresa junto aos órgãos reguladores, garantindo a conformidade com as normas e regulamentações em vigor.

Entretanto, a falta de adequação às BPF pode levar a problemas sérios para as empresas, como sanções e multas, problemas de saúde e segurança, e perda de credibilidade junto aos clientes. Por isso, é fundamental que as empresas sigam as BPF e sejam periodicamente avaliadas para garantir a conformidade com as normas e regulamentações.

O Grupo Competec, localizado no DAIA (Distrito Agroindustrial) em Anápolis, Goiás, é referência nacional na manutenção e implementação de BPF nas indústrias, ajudando-as a se adequarem às regulamentações e a se manterem competitivas. Com sua expertise em metrologia e soluções industriais, a Competec garante a rastreabilidade, controle e integridade à instrumentação e documentação dos processos industriais, contribuindo para a qualidade dos produtos, à acreditação das empresas junto aos órgãos reguladores e a plena satisfação dos consumidores.

O Laboratório de Metrologia da Competec (CMLab), é reconhecido como um dos mais conceituados do País. Ele é acreditado pela Cgcre, divisão do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pertencente à RBC (Rede Brasileira de Calibração) e está em conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 17025. O CMLab conta com uma carteira de clientes certificados e auditados em conformidade com as normas ISO (9000, 14000, 18000 e 22000), Regulamentações da ANVISA e BPF, onde as exigências para prestação de serviços e produtos agregados são criteriosamente avaliadas.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Competec www.grupocompetec.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×