Saiba tudo sobre fabricação e uso de Ferramentas Blister na indústria com a Competec

Saiba tudo sobre fabricação e uso de Ferramentas Blister na indústria com a Competec

O ferramental blister refere-se ao processo de criação de embalagens personalizadas para produtos usando uma técnica de moldagem. Esse tipo de ferramenta é frequentemente usada para dispositivos médicos e produtos farmacêuticos, pois fornece um alto nível de segurança e resistência a violações. As embalagens blister podem ser feitas de uma variedade de materiais, incluindo PVC, PET e PP.

Preparamos este artigo para explicar como o ferramental blister pode apoiar no processo de fabricação de produtos e como podemos te ajudar a ter o ferramental certo atendendo todas as normas de fabricação.

Confira neste artigo:

  1. O que são ferramentas blister?
  2. Quais são os benefícios de usar ferramentas blister?
  3. Que tipos de produtos podem ser feitos com ferramentas blister?
  4. Como o ferramental blister funciona?
  5. Como é fabricado e onde posso fabricar?
  6. Quanto tempo leva para criar um conjunto de ferramentas blister?
  7. Curiosidades sobre o blister

1 - O que são ferramentas blister?

O blister (do inglês, bolha) é uma embalagem formada por uma cartela base, que pode ser de papel, alumínio ou plástico, na qual as cápsulas ou comprimidos são colocados nos alvéolos e seladas por um filme de alumínio.

O ferramental blister é um molde que tem como função manter o enchimento da cavidade garantindo precisão dimensional.

Uma curiosidade que vale ressaltar é: o nome ferramental blister vem do fato de ser comum, em indústrias farmacêuticas, existir um “departamento/área” chamada ferramental.

2 - Quais são os benefícios de usar ferramentas blister?

Embalagem segura e higiênica

Uma das prioridades na hora de embalar produtos é a segurança. As embalagens blister são consideradas uma das embalagens mais seguras do mercado, garantindo a integridade do produto. Durante o transporte e exibição.

Prevenir a contaminação do produto

O blister evita a contaminação do produto, pois é uma embalagem de segurança que protege a cápsula do manuseio.

Prevenir a oxidação de ingredientes ativos

As bolhas também protegem o ingrediente ativo da oxidação. A oxidação de ingredientes ativos ou adjuvantes é frequentemente acompanhada por uma mudança na cor do produto, reduzindo a eficácia do produto.

Melhor proteção contra a umidade do ar

A embalagem também protege contra a umidade do ar, selando as cápsulas na caixa. Esta proteção mantém a integridade do produto.

Melhor apresentação do produto

O material normalmente utilizado é o plástico transparente, que permite ao consumidor ver exatamente o que traz para casa.

3 - Que tipos de produtos podem ser feitos com ferramentas blister?

As embalagens blister são de plástico, feitas de PET (polietileno tereftalato) ou PVC (policloreto de vinila). Devido ao material irregular, as embalagens plásticas são ideais para ampla gama de utilizações, como produtos farmacêuticos, eletrônicos e brinquedos. Além disso, não necessita de caixas adicionais, o que reduz o custo de embalagem.

A maquinaria de embalagem de bolhas onde o blister é fixado ao revestimento é feita por selagem a quente. Por fim, a embalagem é fechada com uma camada termo vedante ativada (blister cap), selando as bordas com pressão e calor.

Também é amplamente utilizado em lojas de produtos domésticos, como produtos de higiene pessoal, cosméticos e eletrônicos.

Uma vez que um dos principais objetivos das embalagens blister é apresentar o produto e garantir a melhor visibilidade dos produtos nas gôndolas e prateleiras do mercado, é muito importante que os projetos desenvolvidos para a produção de embalagens blister também sejam analisados para a produção solucionando as reais necessidades do cliente.

Por isso, realizar bons projetos e desenvolver boas embalagens pode facilitar a exposição e transporte do material, além de melhorar a visibilidade do produto, aumentando suas chances de venda.

Lembre-se de que seu produto está na prateleira do mercado e concorre com outros produtos. Portanto, é muito importante que o design e as cores do blister sejam de alta qualidade e capazes de atrair a atenção do cliente.

4 - Como o ferramental blister funciona?

As máquinas para embalagens blister são equipamentos desenvolvidos para os mais diversos ramos de atuação industrial, a exemplo do hospitalar, indústria farmacêutica e para laboratórios de cosméticos.

Por exemplo, no caso de uma indústria farmacêutica, esse maquinário pode ser de fácil operação, completamente ajustável e de longa duração, fazendo cartelas de comprimidos e cápsulas no modelo blister.

São ferramentas que, geralmente, proporcionam automação e altos índices produtivos e otimizam completamente os processos, por ser um equipamento de fácil operação com processos ajustáveis e configurados intuitivamente.

Por ser um equipamento de alta tecnologia, realiza processos completos e de forma contínua. Pode ter moldes personalizados para a realização de todo o processo com outros tamanhos ou todos os tipos de cápsulas e comprimidos, por exemplo, bem como sua disposição nas cartelas. Além disso, é possível inserir um alumínio timbrado com a sua logomarca, trazendo maior padronização às suas cartelas.

5 - Como é fabricado e onde posso fabricar?

Os blisters podem ser fabricados nas mais diversas dimensões, tanto para posição e orientação quanto formato e tamanho dos medicamentos.

O produto blister possui a seguinte estrutura:

  • Filme de formação: camada que será “deformada” para acondicionar o blister, pode ser plástico ou lâmina de metal;
  • Tampa: é responsável por fechar os alvéolos contendo os medicamentos;
  • Agente selante: é responsável por unir as camadas de filme de forma e de tampa;
  • e camada de tinta: é onde as informações sobre o medicamento serão impressas.

Dessa forma, fica mais simples compreender o conjunto ferramental blister, que são todas as ferramentas (“peças”) necessárias para a fabricação de uma embalagem blister.

Geralmente, é composto por: ferramenta de formação inferior, formação superior, selagem inferior, selagem superior, conjunto de guias e faca (ferramenta de corte).

O ferramental blister é fabricado de forma personalizada pela Competec, a partir da leitura e interpretação de um projeto, seguindo todas normas técnicas e de acreditação necessárias, para cada maquinário.

6 - Quanto tempo leva para criar um conjunto de ferramentas blister?

O ferramental blister são ferramentas que podem ser fabricadas de forma individual, para substituição de uma determinada ferramenta ou podem ser um conjunto completo para a utilização em maquinários.

Através dos serviços Competec é possível solicitar os dois!

E o melhor é que a cotação é entregue em até 24h úteis após o envio do projeto.

7 - Curiosidades sobre o blister

O processo de empacotamento em blisters foi desenvolvido no início dos anos 1960, mas só com a chegada da pílula anticoncepcional é que, de fato, esse processo foi aderido.

O principal objetivo era deixar uma clara marcação das doses já consumidas, permitindo ao paciente saber se já havia ou não tomado o medicamento em determinado período.

Antes deste processo, os medicamentos eram armazenados em recipientes de vidro, aglomerados em algodão.

Agora que você já sabe que pode contar com a Competec para conversar, tirar dúvidas e encontrar soluções sobre as ferramentas blister, clica nesse link e falar direto com um dos nossos engenheiros especialistas para te auxiliar!

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Competec www.grupocompetec.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×